As Áreas de Proteção Ambiental são Unidades de Conservação de Uso Sustentável, cujo objetivo básico é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
As APA’s do Estuário do Rio Curu, do Estuário do Rio Mundaú, Dunas de Paracuru e Dunas de Lagoinha estão situadas na porção litorânea oeste do Estado do Ceará, cuja gestão está a cargo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).
O trabalho envolveu a caracterização socioambiental desta Unidade de Conservação, a definição do seu zoneamento ambiental, o estabelecimento das normas que devem presidir o uso da área, bem como a elaboração dos diferentes programas de gestão.
Este trabalho representou um grande desafio uma vez que foi realizado durante a pandemia de COVID-19, de forma que todos os eventos participativos previstos para serem realizados foram executados de forma remota, utilizando-se diferentes softwares para videoconferência e trabalhos de grupo, o que possibilitou a participação de diferentes atores, em especial: comunidades pesqueiras, população indígena, pesquisadores e instituições públicas.
(61) 3327-0218
SRTVN Conjunto C Sala 719 Torre B
Asa Norte – Brasília, DF
CEP: 70719-903
Desenvolvedor: Peter Lima